1) súrya namaskára
Característica- Vestígio de coreografia primitiva. Para conhecer mais
sobre sobre técnica, consulte o artigo do Prof. André De Rose.
Ângulo didático- Como em algumas das posições o ângulo didático é
frontal e em outras lateral, optamos por adotar o ângulo de quarenta e
cinco graus para essa seqüência.
Excelência técnica- Para utilizar a respiração correta durante a execução
da seqüência, execute os movimentos para cima com inspiração e para
baixo com inspiração. Utilize uma retenção com ar (kúmbhaka) na quin-
ta posição da seqüência (chatuspádásana) para que a coordenação da res-
piração com a movimentação fique perfeita.
A sexta posição (ashtángásana) consiste em tocar o corpo no solo com
oito partes simultaneamente: dois pés, dois joelhos, duas mãos, tórax e
testa.
Nas posições 4 e 9, utilizadas como passagem, procure manter o olhar à
frente, os quadris baixos, a coluna ereta e o joelho da perna que está para
trás permanece elevado sem tocar o solo.
As quatro últimas posições são exatamente iguais às quatro primeiras,
assim, na execução mais ortodoxa, a perna que fica à frente nas posições
4 e 9 deve ser sempre a mesma. Para manter a compensação dos movi-
mentos na próxima vez que for executar a seqüência mantenha a outra
perna à frente.
Os outros ásanas utilizados nesta seqüência já estão descritos em suas
respectivas famílias, a saber:
Posições 1 e 12, rája pádásana - família 18;
posições 2 e 11, ardha chakrásana - família 49;
posições 3 e 10, ardha pádahastásana - família 51;
posições 5 e 9, chatuspádásana - família 85;
posição 7, bhujangásana - família 79;
posição 8, uttána chatuspádásana - família 85.