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RITMO, PROPORÇÃO E AS QUATRO ETAPAS DA
RESPIRAÇÃO.
A respiração ritmada do Yoga possui quatro fases distintas que
combinadas entre si possibilitam um expressivo número de combinações,
uma vez com uma inspiração mais rápida, outra mais lenta; ora retendo o
ar nos pulmões, ora não.
A primeira coisa a fazer é achar o tempo base, que é a unidade
diretamente relacionada à contagem mínima e que será usada como base
por todas as outras fases respiratórias. Esta unidade está sempre
vinculada à duração da inspiração. Por exemplo, quando o professor fala
para você respirar na proporção 1-4-2-0, significa que 1 é o tempo da
inspiração (tempo base), 4 é o da retenção com ar, 2 o da expiração e 0 o
que indica que não há retenção sem ar. Só que antes de iniciar, você
precisa definir qual deverá ser o tempo (mátra) da inspiração e multiplicar
esse valor por 1, depois por 4, em seguida por 2 e por 0. Outro exemplo;
se você fizer uma inspiração durante 5 segundos, vai multiplicar por todos
os valores seguintes da proporção 1-4-2-0, ficando 5-20-10-0. Inspirando
em 5 segundos, retendo em 20, soltando em 10 e sem retenção com os
pulmões vazios. Portanto, um respiratório com ritmo 1-2-1-0 significa que
você vai inspirar durante um tempo (nesse caso, quatro segundos), reter o
ar nos pulmões por dois tempos (então, seriam oito segundos), expirar em
um tempo (digamos, quatro segundos) e não ficar sem ar tempo algum,
uma vez que não foi indicado nenhum tempo para o exercício. O critério de
utilização dos ritmos deve estar de acordo com o que se deseja provocar
de mudanças no biorritmo do corpo, como por exemplo, se você quiser
produzir retorno imediato à calma depois da prática de musculares, bhaski,
controle emocional ou redução da ansiedade deve fazer uma expiração
mais longa como o ritmo 1-2-3-0, ou então para provocar descontração 1-
0-3-0. O ritmo 1-2-1-2 é indicado para quem quer controlar os vrittis (as
instabilidades da consciência) e produzir estados meditativos. Ou seja,
quanto maior o grau de complexidade do ritmo usado, maior a probabilidade
de desencadear pequenos fenômenos e siddhis.
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